Instagram Feed

Facebook Fedd

“Machu Picchu pueblo” é a cidade mais próxima do sítio inca, no local está localizada a estação de trem que vem da cidade de Cusco. A cidade também é conhecida pelo nome de “Aguas Calientes” devido à grande popularidade de um pequeno canto do distrito, onde milhares de viajantes chegam todos os dias para desfrutar das águas termomedicinais.

Durante sua viagem ao Peru, talvez você precise se comunicar ou usar um aplicativo de tradução. É por isso que você pode precisar usar um dos nossos planos de telefonia móvel para turistas para ter um cartão SIM turístico, a fim de entender e descobrir novas culturas aqui no PeruSIM.

A história de Machu Picchu Pueblo

A origem dessa cidade começa em 1901. Naquela época, era apenas um assentamento habitado por algumas famílias de agricultores (camponeses). Mais tarde, o local foi transformado em um acampamento devido à construção da ferrovia que uniria as cidades de Cusco e Santa Ana (La Convención).

Um pequeno grupo de trabalhadores e suas famílias decidiram se estabelecer na área até o final de 1920 para facilitar seu trabalho, esse lugar foi chamado de “acampamento Maquinachayoq”.

Em 1928, a ferrovia chegou à área e ela se tornou o principal centro de manuseio de máquinas e equipamentos pesados para o projeto, o que incentivou o restante dos trabalhadores a se estabelecer na área.

Em 1931, com a conclusão do projeto, alguns trabalhadores que se estabeleceram no local se juntaram aos fazendeiros para formar uma nova comunidade que eles chamaram de “A Cidade de Machu Picchu”, mas que ficou conhecida pelo nome coloquial “Aguas Calientes”.

Essa é uma cidade que não foi planejada urbanisticamente devido à geografia acidentada, por isso não tem aeroporto ou estradas que a liguem à cidade de Cusco, o único meio de transporte é o trem.

No entanto, após a descoberta e a popularidade que Machu Picchu atraiu, o estado peruano aceitou a população e a credenciou como tal por ser o acesso mais próximo à cidade sagrada e o principal centro de abastecimento para os turistas que vêm ansiosos para visitar a cidade inca.

A declaração de Machu Picchu como uma das novas sete maravilhas do mundo moderno (2007), a celebração do centenário de sua descoberta científica (2011) e a eleição mundial do Peru como o primeiro destino turístico são fatos e eventos que incentivam o desenvolvimento do turismo no distrito.

Geografia do Povoado de Machu Picchu

Machupicchu pueblo ou Aguas Calientes está localizado no departamento de Cusco, província de Urubamba, distrito de Machupicchu. É a capital do distrito homônimo, onde está localizada a sede da Prefeitura do Distrito.

É a principal via de acesso ao Santuário Histórico de Machu Picchu, a 9 quilômetros de distância, cerca de 1h30 de caminhada do sítio arqueológico.

A geografia que “Machupicchu pueblo” apresenta é desigual, o terreno é bastante irregular com muitas ravinas e riachos alimentados por geleiras que geralmente fluem para o rio que passa no meio da cidade, formando um vale profundo que se estende pela base de granito de Vilcabamba por mais de 40 quilômetros através de uma variedade de ecossistemas encontrados na região yunga-fluvial ou yunga da selva, a uma altitude de 2040 msnm.

A cidade está localizada às margens do rio Urubamba, na foz dos rios Aguas Calientes e Alcamayo em direção ao primeiro. Cercada por montanhas de granito cobertas por uma vegetação abundante típica da região de selva alta.

Clima de Machu Picchu Pueblo

Machu Picchu Pueblo tem duas estações durante o ano: de novembro a março ocorre a “estação chuvosa” e o restante do ano é a “estação seca”, durante a qual ocorrem chuvas leves ocasionais.

O clima varia de temperado a quente, com uma alta porcentagem de umidade. A temperatura mínima anual varia de 8° a 11,2°C nos meses de junho, julho e agosto; e em ocasiões de clima frio, a temperatura pode cair abaixo de zero. Mas isso não é muito comum.

A temperatura máxima anual durante os meses restantes varia de 20,4 ° a 25,6 ° C, o que torna as noites agradáveis.

Dados demográficos do distrito de Machu Picchu

“Machupicchu pueblo” tem uma população de 4525 pessoas de acordo com o último Censo Peruano de 2017. A população tem acesso a serviços públicos de saneamento, água, drenagem e iluminação elétrica em sua totalidade, também conta com o serviço de coleta de resíduos sólidos com frequência diária e um centro de saúde que oferece segurança a seus habitantes e turistas em caso de acidentes ou mal-estar.

Turismo e atrações turísticas em Machu Picchu Pueblo

Machu Picchu Pueblo recebe uma média de 1.500 a 2.000 turistas por dia, principalmente nas áreas urbanas e comerciais, e sua parada obrigatória costuma ser a praça principal da cidadela inca de Machu Picchu.

A cidade tem uma importante infraestrutura turística e comercial (restaurantes e hotéis). Entre suas atrações turísticas mais importantes estão os “banhos termais”, localizados a 800 m da cidade, que se acredita terem propriedades medicinais.

Outras atrações turísticas próximas são a “cachoeira Mandor”, localizada a 3 km da cidade, para chegar a ela é necessário seguir a linha ferroviária a noroeste; o “Museu do Sítio Manuel Chavez Ballon”, localizado a 2 km da cidade na estrada para o Santuário Histórico de Machu Picchu e o “mercado de artesanato popular”, localizado próximo à estação de trem.

Principal transporte a partir de Machu Picchu Pueblo

O principal acesso à cidade é por trem, que conecta a cidade de Machu Picchu a Ollantaytambo, 43 km a sudeste, e a Cusco, 112 km a noroeste da cidade.

Outra rota de acesso é a partir de Santa Teresa, 20 km a noroeste da cidade de Machupicchu, de onde se pode chegar de carro até a Hidroelétrica e depois de trem ou caminhando por mais de 3 horas.

Atualmente, a rota de trem para a cidade de Machu Picchu é operada pela PeruRail e pela IncaRail. Dentro da cidade de Machupicchu não há veículos de transporte urbano, todas as ruas são para pedestres, exceto uma.

Um grupo de ônibus viaja diariamente em uma estrada principal que conecta a cidade ao Santuário Histórico de Machu Picchu. Ela é conhecida como a “Rodovia Hiram Bingham”, tem 9 km de extensão e é operada pela empresa Consettur.

Por fim, sabemos que você precisa se comunicar com seus parentes e amigos, que precisa se orientar em novas cidades, que talvez precise de ajuda com a tradução e que talvez precise procurar restaurantes ou hotéis. É por isso que com o PeruSIM você pode comprar um cartão SIM incluindo o plano de dados de sua necessidade sem ter que se preocupar com altos custos de roaming.